Pular para o conteúdo

Sobre a AMAC

A Associação Médica do Acre – AMAC é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos. A entidade foi criada em 21 de junho de 1976 pelos nobres membros fundadores, médicos atuantes no estado do Acre, em sessão preparatória presidida pela Dra. Laélia Contreiras Agra de Alcântara, que viria a se tornar a terceira senadora mulher da república e Secretária de Estado da Saúde.

A AMAC tem a missão de congregar os médicos do Estado do Acre com o objetivo de defesa da categoria no terreno científico, ético, social, econômico e cultural.

Filiada à Associação Médica Brasileira, a entidade teve como primeiro presidente o Dr. Luiz Fernando Magalhães Martins, definindo-se como presidente de honra da associação o Dr. José Thomaz Nabuco de Oliveira Filho, Secretário de Saúde e Serviço Público do estado.

Em razão dos serviços prestados à sociedade acreana, recebe em 09 de julho de 1985 o título de utilidade pública, conferido pela casa parlamentar do estado e promulgado pelo então governador Nabor Teles da Rocha Júnior.

Ao longo de mais de quatro décadas de atuação, a entidade teve mais de treze presidentes, médicos e médicas líderes reconhecidos pelos pares no estado, além de inúmeros diretores. Como a entidade médica mais antiga do estado do Acre, ajudou a fundar o Conselho de Medicina, o Sindicato dos Médicos e a cooperativa médica Unimed, bem como auxiliou direta e indiretamente a formulação e a execução de políticas públicas de saúde em prol da população acreana e em defesa dos médicos.

Ata da Sessão Preparatória da Associação Médica do Acre

Às vinte e uma horas do dia vinte e um de junho do ano de mil novecentos e setenta e seis, no salão de reuniões do Hospital de Clínicas “Oswaldo Cruz”, sito à Avenida Getúlio Vargas esquina com a Avenida Nações Unidas, nesta cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, presentes os senhores doutores Laélia Contreiras Agra de Alcântara, Manuel da Costa Souza, Edison Alves de Souza, Feliz Bestene Neto, Luiz Fernando Magalhães Martins, Arthur Chalub Leite, Carlos Augusto da Costa Ferreira, Ciro Portella Filho, Luiz Lucena de Oliveira e Maria Neuma Santiago Machado de Almeida, todos médicos, domiciliados e residentes nesta cidade. 

Com a palavra a doutora Laélia Contreiras Agra de Alcântara expôs aos mesmos a finalidade da reunião que era a da fundação da Associação Médica do Acre, por contarmos no momento com cerca de sessenta médicos residentes no Estado, havendo por isso necessidade da congregação de todos com essa finalidade, para pugnar:

a) Congregar os médicos do estado para aperfeiçoamento de sua cultura médico-científica;

b) Orientar, do ponto de vista deontológico, todas as atividades que estiverem relacionadas com o exercício da profissão;

c) Promover a união e a defesa da classe nos terrenos ético, social e econômico;

d) Contribuir para a solução dos problemas médico-sociais.

Após a explanação a doutora Laélia Contreiras Agra de Alcântara foi vivamente aplaudida pelos presentes, todos solidários e unânimes com a ideia da fundação da Associação Médica do Acre, foi também aclamada a constituição da seguinte Diretoria Provisória: Presidente – Dr. Luiz Fernando Magalhães Martins; Secretário – Dr. Arthur Chalub Leite; Tesoureiro – Dr. Edison Alvez de Souza; e paralelamente constituída a Comissão para elaboração dos Estatutos com os seguintes membros: Doutores Carlos Augusto da Costa Ferreira, Felix Bestene Neto e Luiz Lucena de Oliveira. 

Também ficou decidido que, tão logo esteja orientado o Estatuto será convocada uma Assembleia Geral, para discussão e aprovação do mesmo e quando será então marcadas as eleições para composição de sua Diretoria, de acordo com o Estatuto aprovado. Nada mais havendo a tratar, foram encerrados os trabalhos e lavrada a presente ata, que vai assinada pelos presentes, desde logo considerados sócios fundadores.

Rio Branco, 21 de junho de 1976.